Comando Simples para Partidas Consecutivas






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Este comando permite a partida de dois ou mais motores, obedecendo a uma seqüência pré-estabelecida. O circuito elétrico de um sistema de comando varia em função da quantidade de motores trifásicos do sistema, permanência ou não dos motores em funcionamento, método de partida dos motores trifásicos, sistema de comando da chave magnética, função da sinalização. Convém ressaltar que dependendo da potência e do emprego, deve ser escolhido adequadamente pelo projetista o método de partida do motor, para atender as exigências das concessionárias de energia elétrica. O termo com permanência significa que os vários motores partem em momentos diferentes, porém todos permanecem em funcionamento. Já o termo sem permanência, nos diz que no momento que o segundo motor for colocado em funcionamento, o primeiro será desligado e, assim sucessivamente.
No sistema de comando seqüencial, geralmente utiliza-se mais a partida direta e a partida compensada.
Caso seja exigida a chave compensadora, pode-se utilizar um autotransformador trifásico para a partida de cada motor, ou então um único autotransformador, comum a partida de todos os motores trifásicos.
Geralmente são utilizadas em aplicações de correias transportadoras, escadas rolantes, etc.



Seqüência Operacional:

 Ligação do 1º Motor: O botão B1 pulsado liga o contator K1. O contato de selo de K1 fecha e retém K1 em funcionamento. O motor trifásico M1 é acionado em partida direta e permanece em funcionamento Outro contato auxiliar NA de K1 é fechado para permitir a ligação dos outros motores.
 
Ligação do 2º Motor: Transcorrido o tempo necessário de acionamento do 2º motor, o botão B2 é pulsado e liga o contator K2. O contato de selo de K2 fecha e retém K2 em funcionamento. O motor trifásico M2 é acionado em partida direta e permanece em funcionamento Outro contato auxiliar NA de K2 é fechado para permitir a ligação dos motores na seqüência. O 3º e o 4º motores são ligados seguindo o mesmo princípio quando da ligação de M1 e M2.   


Interrupção: Pulsando-se o botão B0, este se abrirá, desligará todos os contatores ligados e os motores trifásicos serão desligados.

Interrupção por proteção: Os fusíveis abrirão o circuito e desligarão o motor quando ocorrer um curto-circuito. Os relés de sobrecarga são ligados em série possibilitando o desligamento da chave como um todo quando ocorrer sobrecarga em um dos motores ligados na seqüência protegendo-os contra aquecimento excessivo.








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"As oportunidades têm tamanho para qualquer tipo de capacidade."
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