Defeitos em Contatores








Defeitos em Contatores


São todas as anomalias que podem surir em contatores, provocando o mau funcionamento do circuito onde estão inseridos


Defeitos mais comuns


As causas do sobreaquecimento podem ser:


► O sobreaquecimento natural em serviço ocorre sempre que as perdas ultrapassam o valor de 0,06 a 0,1 W/cm² de superfície dissipadora de calor. Tal defeito pode ocorrer, por exemplo, quando a localização da bobina é inadequada.


► Uma elevação de temperatura do núcleo, devida à circulação de corrente alternada, de núcleo de chapas justpostas.


► Prendendo-se o núcleo móvel às suas guias, a potência consumida pela permanece elevada, acima do previsto sob condições normais.


► O aparecimento de curto-circuito entre espiras, devido ao deslocamento ou remoção da chapa isolante. Tal defeito é mais frequente em corrente alternada do que em corrente contínua.


► O curto-circuito entre bobina e núcleo, devido ao deslocamento da camada isolante. Esse defeito é menos comum.


► Pela saturação do núcleo, o aparecimento de calor neste é transmitido à bobina.


Queima ou interrupção da bobina


Queima é a danificação total da mesma e pode ocorrer quando há uma permanência em regime severo de trabalho (tensão fora dos parâmetros). A queima da bobina pode prvocar curto-circuito e a danificação de contatos auxiliares (contato de selo).


Interrupção intermitente é a falha que ocorre quando no circuito da mesma há um mau contato ou seccionamento temporário. Provoca principalmente repique dos contatos (efeito ampliado do ricochete).


Sobreaquecimento dos contatos


Poderá ter uma das seguintes origens:


► Carga ligada excessiva, com que a corrente circulante supera o previsto, elevando-se a densidade da corrente e as perdas Joule.


► Pressão inadequada entre contatos, dificultando a passagem da corrente e criando um foco térmico, o que poderá provocar solda dos contatos (colagem).


► Dimensões dos contatos aquém das necessárias. A superfície elétrica de passagem é insuficiente par dar vazão à corrente que circula pelo sistema.


► Material e tipo dos terminais de ligação, junto aos contatos. É freqüente que os terminais de ligação estejam próximos aos sistemas de contatos, normalmente fazendo parte do próprio sistema de contatos fixos. Tais terminais como elementos que inclusive tem função mecânica (fixação do condutor), são por vezes construídos de materiais que apresentam perdas eétricas mais elevadas que as demais partes, do que resulta um aquecimento.


► Condições das superfícies de contato.A deposição de gorduras, poeiras e umidade dificulta o contato.


► Superfície insuficiente de troca de calor com o meio exterior, motivada por contatos envoltos por material que não possui boa condutibilidade térmica, ou circulação de ar abaixo do necessário.


► Oxidação. A oxidação o metal do condutor com o meio-ambiente cria freqüentemente óxidos maus condutores elétricos. Esse problema é mais freqüente nos contatos de cobre.


► Acabamento e formato das superfícies de contato. Ambos são fatores que definirão a superfície real de passagem de corrente eétrica.


Isolamento deficiente


Pode ser motivado por:


► Influência da umidade do ar, atuando sobre o poder isolante do ar ou, ainda, reagindo com deternados plásticos de função isolante, reduzindo sua rigidez dielétrica.


► Penetração de insetos, poeiras e outros corpos, recobrindo ou perfurando o dielétrico.


►Influência de ´xidos externos, notadamente de materiais de solda, que reagem posteriomente.


Desgaste excessivo dos contatos


Influência do arco voltaico. O arco que se forma no instante da abertura de um circuito elétrico sob cargas, aquece os contatos e, de acordo com a intensidadee e a duração desse arco, ocorre a fusão e a evaporação do mateial.


Sistema de fechamento por deslizamento


Contrastando com o sistema de fechamento por pressão, o por deslizamento remove certa quantidade de material em cada manobra. Esse desgaste de material, além do número de manobras, depende da pressão exercida sobre dado material.


Defeitos mecânicos


Os defeitos mecânicos são provenientes da própria construção do dispositivo, das condições de serviço e de envelhecimento do material. Salientam-se nesse particular: lubificação deficiente, formação de ferrugem, temperaturas muito elevadas, molas inadequadas, trepidações no local da montagem e desgates dos rolamentos.


Anel de retardamento interrompido


Quando há interrupção do anel de retardamento e o contator está ligado em corrente alternada, pela variação da corrente em um instante não há atuação do núcleo, e este vibra, fazendo com que o contator, pela força da mola, tenda a se abrir. Isso produz faiscamento nos contatos e um zumbido característico (cigarra).



"Nem tudo que é Certo é Verdadeiro, Nem tudo que é Errado é Falso."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador de postagens

posts

Veja também...


2leep.com