On/Off com CI 555 - Liga/Desliga um motor com um Botão NA






Um integrado temporizador comum 555 é usado, o qual contém um flip-flop, juntamente com um par de comparadores. Quando a saída no pino  3 é elevado, C1 lentamente as taxas através de resistor de 47k (ligado no pino 3 do CI) até 12V; quando está "baixo" descargas C1 através desde resistor para baixo  0V. Pressionando S1 perturba o equilíbrio entre 6V (resistores de 47k)  nos pinos  2 e  6 para uma fração de segundo, provocando o flip-flop e alterar o estado da saída do alto para baixo ou vice-versa. A histerese ampla banda do 555 (entre 1/3 a tensão de alimentação e 2/3 tensão de alimentação). Pressionando a chave ON/OFF uma vez, liga o circuito, pressionando a chave novamente desliga o circuito.

Este circuito pode ser utilizado em comando elétrico de motor CA/CC, fonte de 12 V automotiva, painel de carro, etc... o uso vai depender da sua criatividade.

Nota: Para funcionamento no automóvel ou CC (corrente continua) basta eliminar o circuito de CA do circuito. O contato NA do relé liga e desliga o circuito alimentado (x x).

Vantagem deste circuito aplicado em comando elétrico de motor: o contator não precisa possuir o contato de selo (NA) e botão de desligar (NF), só é necessário o botão pulsar NA para ligar e desligar o circuito.








Simulação em Vídeo





Nota: No esquema não consta o R5 (2k2) e R7 (2k2) foi alterado para 4k7 ( resistor que alimenta a base de Q1).  Em ambos os casos funcionam perfeitamente. Porque foi tirado R5 do circuito? O nível de saída do ci 555 está 0 (zero) quando desligado e 1 (um) quando ligado. Conclusão: Só causaria problema se porventura a alimentação de base fosse interrompida. R5 e R7 além de fazer um divisor de tensão deixa Q1 em nível (0) zero na ausência de Vcc em R7 (esquema vídeo) interrompendo que o relé ligue.   .   



"O homem nasceu livre, e em todos os lugares ele está acorrentado."



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador de postagens

posts

Veja também...


2leep.com