Aterramento - Calculo de Resistência do Aterramento





Aterramento:

Importância

Um dos itens mais importantes de um sistema de energia elétrica, é o aterramento; e que muitas vezes por falta de conhecimento, só se é dada a devida importância, depois que algum distúrbio elétrico danificou aparelhos eletro-eletrônicos ou causou algum acidente fatal.
O aterramento contribui para melhorar a operação e continuidade dos serviços e aumentar a segurança das pessoas.
Com relação à segurança, devem ser aterradas todas as partes metálicas que possam ter contato com partes energizadas. Assim, se houver um contato da parte energizada com a carcaça de algum equipamento ou aparelho, e caso alguém encoste nessa carcaça, a corrente não irá circular por ele, e sim pelo aterramento. Neste caso, atua a proteção do aterramento, que dependendo do problema, pode até desligar o disjuntor.



Os pricipais tipos são:

■ Apenas uma haste cravada no solo.
■ Hastes dispostas triangularmente.
■ Hastes em quadrado.
■ Hastes alinhadas.



Cuidados:

■ Nunca inverter as posições Neutro e Fase; 

■ Nunca misturar tensões na rede. Padronize uma tensão, seja 127 v ou 220 v e use-a para todos os equipamentos que compõe a rede. 

■ O terra deve ser único para toda a rede (Se houver várias hastes ou vários blocos de aterramento, estes devem estar interligados de modo a fornecer um valor único para todos os equipamentos da rede). 


Tomadas: 

■ É recomendado o uso de tomadas do tipo tripolar (2 Pólos/chato + Terra/redondo). É vedado qualquer tipo de adaptação para tomadas que não possuam pino terra.

■ As tomadas deverão, sempre, estar instaladas em caixas apropriadas que não permitam que os seus pólos (da tomada) fiquem expostos.



Verificar a eficiência do aterramento


1º Passo: Medir a tensão entre Neutro e fase e anotar;

2º Passo: Medir a tensão entre o Fase e o Terra e anotar (a tensão tem que ser igual a fase e neutro, caso contrario o terra não está com zero Volt.

3º Passo: Repetir a medida utilizando a lâmpada (400 W) como carga e anotar o valor.



4° Passo: Calcular a queda de tensão. Tensão de alimentação( N e F) - Tensão na Lâmpada (F e T). 

5º Passo: Calcular a corrente elétrica.  I = P / VA (Tensão de Alimentação)

6º Passo: Calcular a resistência do aterramento. R = Queda de Tensão / Corrente.


O valor calculado deve ser < ou = a 5 Ohms



Atenção:

É muito importante ressaltar o cuidado com a manutenção nas instalações de aterramento; pois estão sujeitos à oxidação e à corrosão e com o passar dos anos, não desempenharão mais sua função. Principalmente as instalações de pára-raios poderão não proteger pessoas e equipamentos. 
O projeto deve ser executado por profissionais competentes e especializados na área, pois o que está em questão é a segurança de pessoas e equipamentos.


"Chega-te aos bons, serás um deles. Chega-te aos maus, serás pior do que eles."



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador de postagens

posts

Veja também...


2leep.com