Identificação dos Terminais de um Motor Trifásico





Procedimento para identificação dos terminais de um motor trifásico, utilizando uma fonte de tensão alternada monofásica de 127V e uma lâmpada de 12V.

Este procedimento está baseado no fenômeno da indução eletromagnética mútua entre as bobinas do motor, garantindo que as mesmas estejam polarizadas corretamente. 


Este procedimento foi testado em um motor 220/380V, no qual a tensão induzida é de cerca de 10V quando se aplica 127V na fonte. Para motores diferentes deste deve-se verificar o valor da tensão induzida antes de se conectar a lâmpada. Pode-se utilizar um multímetro como instrumento de verificação, além de valores de tensão aplicada menores. 


1 - Identifique os terminais que fazem parte da mesma bobina através do teste de continuidade.


2 - Escolha uma bobina qualquer e numere esta como sendo os terminais 1 e 4 do motor.


3 - Faça a montagem da figura 1, aplicando 127V em duas bobinas em série e ligando a lâmpada na terceira bobina. Se a lâmpada ACENDER, faça a numeração da figura 2. Se a lâmpada NÃO acender, faça a numeração da figura 3.








4 - Faça a montagem da figura 4 repetindo o mesmo teste, porém colocando a bobina ainda não identificada em série com uma já identificada. Se a lâmpada ACENDER, faça a numeração da figura 5. Se a lâmpada NÃO acender, faça a numeração da figura 6.





Nota: No lugar da lâmpada pode ser utilizado um voltímetro. Este mesmo processo pode ser feito para motores de 9 e 12 terminais.



"O burro nunca aprende, o inteligente aprende com sua própria experiência e o sábio aprende com a experiência dos outros."



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Contador de postagens

posts

Veja também...


2leep.com