Comando Para Motobomba - 2 Bombas na Reserva






A disposição geométrica de um sistema com bombas em paralelo é mostrada na figura acima. As bombas deverão ser colocadas lado a lado unidas por um barrilete que deve, através do aumento do seu diâmetro, procurar manter a velocidade constante dentro do conduto. A interligação entre as bombas e o barrilete deve ser feita em ângulo de 45° para diminuir a perda localizada. Em cada bomba deve ser colocada uma válvula de retenção para evitar o refluxo sobre as bombas que estiverem desligadas.





Sequencia Operacional:

 Caixa superior vazia, a boia liga o motor 1 (M1). O contato NF de K1 (11-12) faz o intertravamento do temporizador (D1). Ausência de água na caixa inferior ou caixa superior cheia o comando não atua (desliga).

 Se o motor 1 (M1) não ligar o temporizador (D1) será acionado, ligando o motor 2 (M2). Por fim, se o motor motor 2 (M2) também apresentar problema o motor 3 (M3) será acionado pelo temporizador (D2).

 Os contatos NFs de K1 (21-22) e K2 (11-12) fazem o intertravamento de K3

É conveniente alterar a bomba que cumpre esta função  de reserva evitando que, no momento em que se uma das bombas estrague a reserva não esteja parada há muito tempo e danificada.

A chave S1 aberta entra em funcionamento o motor (M2) o motor ((M3) fica na reserva.

A chave S1 fechada e S2 aberta entra em funcionamento o motor (M1) e o motor (M3) fica na reserva.

As chaves S1 e S2 aberta entra em funcionamento o motor (M3)... Não fica nenhum motor na reserva.

As chaves S1 e S2 fechadas, M2 e M3 ficam na reserva.



"O otimista erra tanto quanto o pessimista, mas não sofre por antecipação."






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